Área: Ciências Humanas
Subárea: Educação
Estado: Paraná
Cidade: Londrina
Escola: Colégio Interativa

Resumo: De modo geral, inclusão designa o ato de acrescentar pessoas ou coisas em determinados grupos aos quais antes não faziam parte. Nesse sentido, incluir é buscar a igualdade entre diferentes indivíduos de uma mesma sociedade. De acordo com o Censo escolar realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 2018, o número de alunos com deficiência, altas habilidades e transtornos globais do desenvolvimento matriculados em escolas normais chega a 1,2 milhões. É recorrente a dificuldade que esses estudantes presenciam para chegar até as escolas e permanecer nas mesmas. Além disso, o preconceito e a exclusão são frequentes, tanto nas atividades pedagógicas, quanto sociais. Devido a isso, esta pesquisa busca analisar e refletir sobre as possibilidades da educação inclusiva no Brasil, avaliando se na prática as instituições educativas estão preparadas para receber e amparar esses alunos. Para tal, primeiramente, procurou-se compreender o que é inclusão. Em seguida, realizou-se uma análise sobre a trajetória da educação inclusiva no mundo e no país. Após isso, foram verificadas as leis que respaldam a integração de alunos considerados especiais em escolas não especializadas. Posteriormente, avaliou-se a infraestrutura de alguns colégios da rede de ensino pública e privada da cidade de Londrina, com o objetivo de examinar se as normas são cumpridas no cotidiano das escolas. Em decorrência disso, pode-se concluir que por mais que existam muitas leis que promovam a inclusão, na prática ela não se efetiva como deveria. Muitas escolas ainda não ofertam uma infraestrutura adequada, nem equipe pedagógica preparada. O preconceito e a exclusão se manifestam diariamente, se destacando como a principal barreira para a educação inclusiva. Em face disso, intui-se criar cartilhas e vídeos explicativos para conscientizar e instruir toda a comunidade escolar.


Foto dos autores do projeto
Foto do projeto