Área: Ciências Humanas
Subárea: Educação
Estado: Minas Gerais
Cidade: Januária
Escola: IFNMG - Campus Januária

Resumo: Indisciplina e falta de interesse em ambientes educacionais tem se mostrado como um recorrente problema. Há um grande esforço por parte do corpo docente em buscar metodologias, ferramentas pedagógicas e tecnológicas que auxiliem e facilitem o aprendizado de crianças e adolescentes. Assim, pode-se perceber um avanço no uso de meios tecnológicos que permitem uma dinamização do ensino e uma compreensão mais apurada do conteúdo a ser aprendido. O presente projeto, tem como objetivo, a sequência do desenvolvimento do jogo digital educacional que procura auxiliar os educadores na conscientização e prevenção à indisciplina. A metodologia consistiu em buscar informações relevantes, sobre o tema indisciplina, através de pesquisa bibliográfica, entrevista com professores e supervisores para construir as próximas fases. A ferramenta de desenvolvimento foi o Unity 5.6.3, produzido em estilo plataforma e com visual e personagens em duas dimensões (2D), porém o ambiente e os cenários foram resgatados de sites artísticos que permitem a utilização de seus recursos. Utilizou-se da metodologia de desenvolvimento de jogos Scrum. A avaliação do jogo digital educacional foi feita por meio de questionários e observações. Como resultado, têm-se implementado as novas fases do jogo Indisciplina. Pretende-se ainda que o aplicativo computacional seja utilizado em escolas públicas de modo a articular o tema indisciplina e auxiliando em seu controle e prevenção. Espera-se que o jogo digital educacional auxilie a identificar quais os limites e possibilidades do uso de jogos digitais educacionais como auxílio ao processo de indisciplina em sala de aula.


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