Área: Ciências Sociais Aplicadas
Subárea: Serviço Social
Estado: Mato Grosso do Sul
Cidade: Corumbá
Escola: Ifms
Resumo: A Lei n° 9.474 de 22 de julho de 1997 em seu art.2° consagra que todos os direitos concedidos aos refugiados sejam estendidos ao cônjuge e dependentes deste, de modo que sejam consideradas flexíveis as políticas de acolhimento no Brasil. A presente pesquisa apresenta as questões históricas que movem os fluxos migratórios e a presença dos refugiados no Brasil, originando assim a necessidade de inserir no debate nacional o ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa enquanto Língua de Acolhimento. Este trabalho, resultado de uma pesquisa quali-quantitativa, descritiva e de natureza aplicada tem como objetivo principal estimular a elaboração de políticas públicas relacionadas à oferta da Língua Portuguesa na perspectiva do acolhimento. Ademais, analisar qualitativamente o material didático Módulo Acolhimento: Curso de Língua Portuguesa para refugiados e imigrantes do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Português para Estrangeiros (NEPPE) da Universidade de Brasília (UNB) e compreender as constantes e variantes nos fluxos migratórios da cidade de Corumbá. Com o propósito de consubstanciar teoricamente a pesquisa, foram utilizados como referência o conceito de identidade proposto por Hall (2005), Língua na perspectiva de Rego (1995) e Bechara (2001) e a percepção de Grosso (2008) e Tavares (2008) referentes à Língua de Acolhimento, de modo a permitir uma exploração do material do NEPPE a ponto de serem indicados possíveis aperfeiçoamentos que contribuam com a utilização em um contexto de refúgio.