Área: Ciências Humanas
Subárea: Educação
Estado: Paraná
Cidade: Londrina
Escola: Colégio Interativa
Resumo: Com o advento da tecnologia no século XXI diversas áreas se modificaram com os avanços dentre elas a escola também obteve adaptações em meio a essa era digital. Diversos pesquisadores estão inovando os métodos de ensino, esses por sua vez incentivam a aprendizagem dinâmica. As metodologias ativas são maneiras de ensinar o aluno de diferentes maneiras e não apenas no método tradicional, expositivo, exigindo dos alunos o desenvolvimento ou até mesmo potencializando habilidades. Observando as dificuldades em lecionar na modernidade, o projeto tem como objetivo investigar as propostas da metodologia ativa dando ênfase na gamificação, aplicar o método na disciplina de História. Para isso, duas turmas participaram da proposta, de 9° ano, essas turmas passaram por dois processos, o primeiro na turma do 9°MB, foi aplicada uma diagnose em seguida a aula tradicional, ou seja, expositiva, e depois uma prova, seguindo com a aplicação do método da gamificação e uma última prova. Para a turma do 9°MA foi feito uma inversão entre as metodologias com a intenção de quantificar em qual o aluno teria um maior desempenho. Após a aplicação dos métodos obteve-se os resultados, os alunos tiveram melhor desempenho quando a metodologia expositiva foi trabalhada e em seguida a metodologia ativa. Por fim, acredita-se que a gamificação auxiliou na fixação do conteúdo nessa primeira fase do projeto já que a nota dos alunos ao fim dos testes aumentou a média o que mostrou uma eficácia da metodologia. Para o próximo ano outros métodos de coleta de dados serão aplicados.