Área: Engenharias
Subárea: Engenharia Elétrica
Estado: Paraíba
Cidade: Catolé do Rocha
Escola: Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba - Campus Catolé do Rocha
Resumo: Nas aulas práticas de química, a observação visual é o meio mais utilizado para a coleta e interpretações dos dados, dificultando a participação e aprendizagem de alunos não videntes. Com o intuito de praticar a inclusão no processo de ensino aprendizagem de deficientes visuais, o uso de tecnologias assistivas se mostra como uma importante ferramenta. Assim, o objetivo geral desse trabalho é desenvolver um pHmetro, utilizando a plataforma Arduino, adaptado para deficientes visuais e com facilidade de manuseio, de forma que o valor de pH medido, possa ser apresentado para o usuário, de forma sonora. Uma primeira versão do protótipo foi desenvolvida, utilizando Arduino Uno, eletrodo, bateria, display LCD e uma placa que liga o eletrodo ao Arduino, ficando todos os componentes, alocados em uma caixa, produzida em impressora 3D. O equipamento dispõe de botões para ligar e calibrar o aparelho e os resultados são apresentados através de um display de LCD. Para calibração do pHmetro foram utilizadas soluções Tampão com pH 4 e 7. Para a vocalização do aparelho, um módulo mp3 player, para o arduino, será instalado e programado, para proporcionar a comunicação. Esperamos que o equipamento final possa ser validado, ao ser comparado com um pHmetro industrial. Após a finalização da próxima versão do protótipo, almejamos que este contribua para o processo de ensino e aprendizagem, praticando a inclusão de alunos deficientes visuais, nas aulas de Química e no meio laboratorial.