Área: Ciências Exatas e da Terra
Subárea: Ciência da Computação
Estado: Mato Grosso do Sul
Cidade: Ponta Porã
Escola: Instituto Federal de Mato Grosso do Sul
Resumo: Uma área da computação que está em constante desenvolvimento é a Inteligência Artificial (I.A.), sendo fundamental para o futuro humano, mesmo assim ela é raramente ensinada fora de meios acadêmicos. Por ser uma área muito abrangente, este trabalho propõe o desenvolvimento de um programa interativo que utiliza algoritmo genético (área da I.A. que se baseia nos princípios evolutivos de Charles Darwin), para ajudar no ensino para alunos, programadores e interessados sobre o assunto. De forma aplicada, o trabalho conta com um protótipo do produto final que, de maneira simples, mostra um algoritmo genético aplicado a uma simulação de um carro em uma corrida, onde este tenta chegar ao objetivo desviando de obstáculos. Este ambiente de simulação é feito em Javascript utilizando a biblioteca p5.js. Espera-se que, por este ambiente ser interativo, atraia a atenção de quem precise estudar esta área da Inteligência Artificial e consiga demonstrar, até mesmo para os entusiastas, as possibilidades de aplicações dos Algoritmos Genéticos.