Área: Ciências Exatas e da Terra
Subárea: Ciência da Computação
Estado: Mato Grosso do Sul
Cidade: Ponta Porã
Escola: Instituto Federal de Mato Grosso do Sul
Resumo: O relatório da UNESCO mostra que a presença de figuras femininas em disciplinas das STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics - Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), podem aumentar a autopercepção e ser uma motivação para meninas e mulheres seguirem carreiras nestas áreas. Em paralelo à isso, atualmente as pessoas têm se familiarizado com tecnologias digitais e a utilização dos jogos eletrônicos ,que está cada vez mais presente no ambiente da educação. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo principal o desenvolvimento de um jogo eletrônico do gênero labirinto, com o enredo elaborado a partir da história de pesquisadoras da área das Exatas. Foram escolhidas três cientistas para serem representadas no game: Marie Curie, laureada duas vezes com o prêmio Nobel e desenvolveu estudos sobre a radioatividade. Maryam Mirzakhani, primeira mulher a ganhar a medalha Fields, prêmio matemático e desenvolveu pesquisa sobre a dinâmica e geometria das superfícies de Riemann. A brasileira Vanderlan Bolzani, figura conhecida nacionalmente e internacionalmente, recebeu diversos prêmios e títulos. desenvolve pesquisa em química de produtos naturais,e também química medicinal de produtos naturais. O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU número 5 diz: “Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas”. Sendo assim, trabalhar com as meninas a desigualdade de gênero e o papel da mulher na ciência é fundamental para vencer as barreiras existentes, empoderando as jovens e desfazendo muitos estereótipos de gênero que influenciam na escolha de uma profissão.