Área: Linguística, Letras e Artes
Subárea: Linguística
Estado: Bahia
Cidade: Vitória da Conquista
Escola: Escola Sesi Anísio Teixeira
Resumo: A comunidade escolar não se limita apenas aos muros da escola, por isso, a pesquisa objetivou, principalmente, identificar se há o afetamento no processo de escolarização dos alunos de Ensino Médio Regular, em decorrência da presença/ausência dos responsáveis dos discentes. Especificamente, pretendeu-se observar como se dá o comprometimento do responsável no processo, antes referido, em ambas perspectivas. O estudo fundamenta-se em Malavazi (2000), Piaget (1991), Albuquerque (2017), Almeida (2014) e Rocha (2018). A metodologia utilizada foi a investigativa e quantitativa. A investigação propicia fundamentação e subsídio para o estudo baseado em descobertas e investigações acerca de uma temática específica. A pesquisa quantitativa refere-se à maneira de geração e tratamento dos dados. O número de sujeitos foi eleito a partir dos cálculos feitos através da fórmula de amostragem simples. Para a geração dos dados, elaborou-se dois questionários, um para cada grupo de sujeitos da pesquisa: alunos do locus estudado e os seus respectivos responsáveis. Os resultados mostram que 68,75% dos responsáveis entendem que estão presentes e comprometidos na vida escolar de seus filhos, porém declaram que a maior parte do seu compromisso ocorre apenas na questão financeira. Já 68,58% dos alunos veem a ausência total ou parcial dos responsáveis na participação do seu processo de escolarização e os mesmos alunos afirmaram que se houvesse uma presença ou uma mais efetiva dos responsáveis, teriam como um rendimento escolar mais significativo. Conclui-se, portanto, que a presença/ausência dos responsáveis influencia diretamente no processo de escolarização do aluno.