Área: Ciências Humanas
Subárea: Filosofia
Estado: Mato Grosso do Sul
Cidade: Campo Grande
Escola: Colégio Novaescola

Resumo: O projeto parte da reflexão de como a escola lida com a educação dispensada às meninas, no sentido de fortalecer as práticas feministas e para equidade de gênero. Inspirada pela obra O Sorriso da Mona Lisa, onde uma professora enfrenta o conservadorismo na sociedade da década de 1950, a fim de fazer com que as jovens alunas reflitam sobre a educação que estão recebendo e o quanto ela limitará suas vidas. Assim, a pesquisa tem como objetivo levantar essa questão dentro das vivências no Colégio Novaescola, em Campo Grande MS, no sentido de promover a discussão sobre a contribuição das práticas escolares em prol de uma educação mais livre e igualitária. A pesquisa tem uma metodologia científica baseada em questionários e observações, estando tanto no campo qualitativo quanto quantitativo, para uma conclusão válida. O feminismo atual visa uma prática: A luta pelos direitos equânimes entre o sexo feminino e masculino pela promoção da participação feminina e libertação de subjetivações pelos paradigmas patriarcais, baseados no preceito de gênero. Dessa forma, procuramos como resultado uma reflexão sobre as práticas feministas e machistas no ambiente escolar, assim como o posicionamento dos envolvidos neste ambiente sobre como essas atitudes afetam o cotidiano, construindo valores e posturas diante de desafios dos (as) alunos (as) na escola.


Foto dos autores do projeto