Área: Ciências Humanas
Subárea: Educação
Estado: Sergipe
Cidade: Aracaju
Escola: Instituto Federal de Sergipe - Campus Aracaju

Resumo: Esse trabalho apresenta resultados de um projeto de pesquisa desenvolvido sob os auspícios do Instituto Federal de Sergipe e do CNPq, através do PIBIC - Ensino Médio. Objetivou-se conhecer as percepções dos alunos do ensino médio sobre carreiras científicas, bem como suas motivações para as seguirem enquanto projeto de futuro. Foi adotada uma metodologia quanti-qualitativa, utilizando a técnica de survey através de questionários eletrônicos e físicos, elaborados a partir da Escala Likert. A interpretação dos dados foi através do Ranking Médio e análise comparativa. De uma população de 508 alunos, 118 jovens participaram da pesquisa, com representação equilibrada enquanto sexo e série do ensino médio. Identificou-se que há pouco conhecimento dos jovens sobre carreiras científicas; porém, seu entendimento vai aumentando conforme o avanço dos anos cursados no ensino médio, sendo esse fenômeno analisado como consequência da falta de foco no ensino das ciências durante o ensino fundamental. Decorrente disso, o quantitativo de jovens que pretendem seguir carreiras científicas não é expressivo, estando concentrada a maioria dos respondentes entre os que se encontram em dúvida sobre seus projetos de vida, quanto à profissionalização. Tal contexto foi analisado à luz dos entendimentos de diversos pensadores e pesquisadores, a exemplo de Zygmunt Bauman, com a teoria da modernidade líquida, e Jaqueline Pinafo, que expõe preocupação com o desencanto dos jovens sobre a ciência e a carreira científica.


Foto dos autores do projeto
Foto do projeto