Área: Ciências Humanas
Subárea: Educação
Estado: Rio Grande do Norte
Cidade: Caraúbas
Escola: ESCOLA ESTADUAL PROF. LOURENÇO GURGEL DE OLIVEIRA
Resumo: O presente projeto, consiste em apresentar uma abordagem do entendimento dos alunos, sobre o atual sistema educacional, a nível do Ensino Médio no Estado do Rio Grande do Norte, tomando por base escolas do município de Caraúbas/RN. Nessa perspectiva, foi elaborado um questionário, com perguntas fechadas e abertas, que em seguida foi encaminhado aos alunos, para que pudessem apresentar suas opiniões no tocante ao que fora solicitado. Alguns quesitos abordavam sobre os recursos utilizados na escola; se é que existiam esses recursos; o que fazer para que a escola se desenvolva e, ainda perceber, se a grande quantidade de alunos matriculados por turma seria um dos fatores que pudesse prejudicar o aprendizado. A pesquisa também converge para uma melhor compreensão, de como os estudantes em sua maioria, aproveitam as oportunidades em frequentar uma escola que disponibiliza um Ensino Médio, na modalidade profissional; a fim de construir um conhecimento que os conduzam ao mercado de trabalho e se não aproveitariam essa oportunidade, saber quais os motivos tornam-se empecilho, fazendo com que se afastem desse momento ímpar para o desenvolvimento do saber para a vida. Dentre esses, existem tantos outros questionamentos, que serão observados nas próximas páginas. Assim, pode-se destacar como objetivo central: saber o que o aluno está precisando para melhorar seu aprendizado. Acreditando que toda ação tem sua reação, entende-se que se melhorado o aprendizado e fornecida uma estrutura adequada, estará se pensando num futuro educacional com mais qualidade para os alunos.