Área: Linguística, Letras e Artes
Subárea: Linguística
Estado: Minas Gerais
Cidade: Contagem
Escola: Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais / Unidade Contagem
Resumo: O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é a principal porta de entrada para as universidades públicas brasileiras. Ele contém, dentre outras, uma provas de redação do tipo dissertativo-argumentativo. Contudo, pesquisas nos últimos dez anos revelam que, grande parte dos estudantes apresentam problemas relacionados à construção da argumentação, principalmente no que diz respeito ao uso adequado dos operadores argumentativos, que são fundamentais para a coesão textual. Esta pesquisa busca analisar o processamento cognitivo realizado por estudantes no uso de operadores argumentativos em redações modelo ENEM. Para tanto, será utilizado o experimento psicolinguístico de leitura autocadenciada, que é baseado na medição e na análise de reaction time (RTs) - ou tempos de reação - e que parte do pressuposto que, quanto maior for o RT, mais penalizado será o operador escolhido, ou seja, mais difícil será o seu processamento sob o ponto de vista cognitivo. Espera-se, como resultado, que alguns tipos de operadores indiquem maior penalidade do que outros, dependendo da familiaridade do sujeito com a norma padrão. Espera-se ainda que os estudantes tenham dificuldades de identificar quais são as formas adequadas de uso de alguns marcadores, conforme a gramática tradicional. A pesquisa poderá contribuir, portanto, para o desenvolvimento das atividades nas aulas de Redação e Língua Portuguesa, ao mostrar um panorama das principais dificuldades enfrentadas pelos aprendizes no emprego dos operadores e, assim, evidenciar quais são as reais necessidades no trabalho de produção do texto dissertativo-argumentativo com os estudantes.