Área: Linguística, Letras e Artes
Subárea: Letras
Estado: Rio Grande do Sul
Cidade: Camaquã
Escola: Instituto Federal Sul Rio Grandense Campus Camaquã
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo delimitar o perfil do leitor do Ensino Médio Técnico Integrado do IFSul Campus Camaquã/RS, para que, assim, se possa conhecer a rotina de leitura discente, bem como relacionar os dados pesquisados a uma bibliografia que destaque a importância do ato de ler na formação de sujeitos críticos e autônomos. A metodologia consiste na aplicação de questionários de quatro em quatro anos, sendo o último aplicado em 2019, para que assim haja a verificação de aspectos qualitativos e quantitativos, tais como a frequência de leitura, gêneros literários preferidos, autores e obras mais lembrados, critérios utilizados na escolha de um livro, entre outros dados. Esses dados são tabulados, analisados, comparados com os resultados da pesquisa anterior (2015), divulgados e utilizados na criação e no aprimoramento das ações de intervenção. Nesse experimento de melhorar a realidade leitora, diversas ações de incentivo foram desenvolvidas, como o clube do livro, que envolve também outras escolas, onde há a apresentação de um tema para discussão, relacionando-o a livros, filmes e séries; a geladeira literária, que facilita a retirada e a doação de livros. Os resultados vêm melhorando a cada pesquisa, na de 2019, houve um aumento considerável no número de alunos leitores, mais estudantes consideram a leitura uma prática importante, e agora leem, principalmente, por prazer, comprovando, assim, que as práticas de mediação de leitura têm fomentado a formação de novos leitores.