Área: Ciências Humanas
Subárea: Educação
Estado: Espírito Santo
Cidade: Alegre
Escola: Instituto Federal do Espírito Santo campus de Alegre

Resumo: Uma das disciplinas que mais traz dificuldades para os estudantes do ensino médio é a Matemática. Isso porque ela é ensinada na maioria das vezes por repetições de fórmulas e procedimentos, e às vezes com alguma aplicação na vida real. Esta nós chamamos de matemática escolar. E todo caos que a pandemia do novo coronavírus causou em nossa sociedade mostrou que não estamos preparados em ver a Matemática de outra forma. Nosso trabalho busca investigar uma nova forma de conceber a Matemática, do ponto de vista histórico, e não apenas como herança do que foi descoberto um dia. Para isso, pesquisamos em estudos da história da Matemática como era sua relação com a sociedade da época, buscando entender como eram consolidados conceitos matemáticos e como isso se relaciona com os dias de hoje. Para isso, utilizamos como auxílio instrumentos tecnológicos como materiais de desenho e o software GeoGebra. A metodologia utilizada consistiu em escolher problemas de matemática que geralmente aparecem no cotidiano escolar e buscar resolvê-los de maneiras diferentes, buscando aprimorar tanto conhecimento matemático como tecnológico. Como resultado, podemos verificar que a união destes dois tipos de conhecimento transforma a maneira de ver a Matemática escolar, além de sugerir uma possível maneira de estudar matemática nos tempos atuais com a criação de uma sala de aula temática para isso.. E no cenário de pandemia que vivemos, torna-se até mais propícia esta discussão.


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