Área: Ciências Humanas
Subárea: Educação
Estado: São Paulo
Cidade: São Paulo
Escola: Colégio Visconde de Porto Seguro

Resumo: 2030 é prazo para cumprimento dos ODS da ONU. Pergunta-se: o que jovens estudantes poderiam fazer a respeito? Percebendo quão reduzido era o referencial teórico que até então fundamentava a compreensão dos ODS, principalmente no contexto de sala de aula, e que o projeto global da UNESCO #HistoryBlocks, aplicado também no colégio dos pesquisadores, tampouco os abordava em seu plano de aula, definiram-se as problemáticas: como trabalhar os ODS efetivamente em um projeto educacional como o #HistoryBlocks e como informar os professores disso. Pelo método hipotético dedutivo segundo Carl Popper, a pesquisa teve três etapas: análise da relação entre os ODS implícitos no objeto de estudo e as competências de modelos educacionais; verificação de possíveis contribuições de um artigo sintetizando essa análise em relação à comunidade dos professores; identificação das vantagens de um learning canvas em comparação ao artigo. Para tanto, sendo empregados diagramas de Venn, escala Likert, médias aritméticas e questionários fechados intencionalmente enviados aos 50 embaixadores oficiais do projeto localizados ao redor do mundo. A partir disso, houve resultados e conclusões. Na primeira etapa, identificaram-se competências apropriadas a uma abordagem sinérgica dos ODS no #HistoryBlocks, destacando aquelas do Learning Compass, da OCDE. Em relação à transmissão desse conhecimento, verificou-se uma superioridade do canvas em relação ao artigo escrito, já que os entrevistados no geral demonstraram compreender melhor o modelo visual e até aqueles que antes não pretendiam otimizar seus métodos após leitura do artigo, aceitaram fazê-lo através do canvas.


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