Área: Engenharias
Subárea: Engenharia Biomédica
Estado: Rio Grande do Norte
Cidade: Ceará-Mirim
Escola: IFRN -Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
Resumo: A fisioterapia é utilizada para tratar ou prevenir lesões do corpo humano e, apesar de necessária, ela tende a ser cansativa para o paciente, o que, muitas vezes, causa um sentimento de insatisfação ou até a desistência do tratamento. Diante disso, o objetivo desse trabalho foi desenvolver um equipamento auxiliar de baixo custo e portátil, para ser utilizado em sessões fisioterapêuticas e estimular os pacientes a realizarem o tratamento. O processo de desenvolvimento do hardware foi feito com a plataforma Open Source Arduino e um módulo de aquisição de sinais (AD8232) para captar os sinais do músculo e fazer a interface com o computador. Para o jogo digital, foi utilizada a plataforma Construct 2, para a programação do jogo e o programa Adobe Illustrator e Adobe Animate para a produção do d+esign gráfico. Após o desenvolvimento dos dois componentes do sistema e feita a conjugação entre eles, foram feitos testes preliminares que constataram a funcionalidade da ferramenta. Além dos testes, calibrações e aprimoramentos foram realizados, projetando o fisiogame para proporcionar a melhor reação possível no jogador-paciente. Dessa forma, esse projeto de pesquisa e inovação apresenta relevância social, econômica e tecnológica ao mostrar grande potencial para a promoção de uma melhor sessão fisioterapêutica para os pacientes, e, consequentemente, para a realização de um tratamento mais agradável e proveitoso para os usuários.