Área: Ciências Exatas e da Terra
Subárea: Ciência da Computação
Estado: Santa Catarina
Cidade: Fraiburgo
Escola: Instituto Federal Catarinense - Campus Fraiburgo
Resumo: Este projeto de pesquisa tem sido guiado pela questão “Como contribuir para o ensino e aprendizagem de crianças autistas?”. E tem como possível forma de contribuição o desenvolvimento de uma aplicação móvel para crianças dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para a execução do projeto realizou-se inicialmente um levantamento da literatura sobre publicações que versam sobre a utilização de recursos computacionais por pessoas com autismo e também necessidades especiais. Neste levantamento, considerou-se publicações dos últimos 20 anos em cinco eventos científicos promovidos pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Como resultado, foram obtidos 86 trabalhos sobre acessibilidade e inclusão de pessoas com necessidades especiais, destes 25 tratam do autismo. E é este último grupo de trabalhos que tem servido de base para este projeto. O levantamento inicial serviu para definir as características do aplicativo a ser desenvolvido, bem como para determinar métodos e técnicas que são normalmente utilizados nos processos de ensino e aprendizagem de crianças com TEA e para avaliar o que já foi feito pela comunidade científica de Computação a respeito deste tema. A partir dos resultados obtidos, iniciou-se o desenvolvimento da aplicação, tendo algumas funcionalidades já definidas bem como esboços de futuras telas, para isto estão sendo aplicadas técnicas de Engenharia de Software. Espera-se que ao final do projeto o aplicativo esteja completamente funcional e podendo ser utilizado pela comunidade, bem como servir de base para o desenvolvimento de outros trabalhos.