Área: Ciências Humanas
Subárea: Psicologia
Estado: São Paulo
Cidade: São Paulo
Escola: Escola Alef Peretz

Resumo: O uso excessivo de jogos eletrônicos está associado a doenças psicológicas e afeta 9% dos usuários de videogames. Este estudo tem como objetivo identificar a tendência a desenvolver o vício em jogos eletrônicos por adolescentes. Quando eu era pequeno, na Paraíba, costumava brincar de pega-pega, esconde-esconde e soltar pipa. Ao mudar para São Paulo, percebi que a forma como os jovens se divertiam era diferente, pois optavam por jogos eletrônicos ao invés de brincadeiras tradicionais. Então quis entender o uso dos jogos eletrônicos, e escolhi como tema a dependência de jogos eletrônicos por jovens. Como metodologia, empreguei o “Teste de desordem de jogos pela Internet em dez itens” (IGDT-10), questionário validado por Kiraly, et al. (2017), com alunos de duas escolas, pública e privada, com o intuito de identificar quantos e quão próximo estão de serem dependentes de jogos eletrônicos. Esse questionário, com a ajuda de nove critérios de identificação, que constam do DSM-5, manual da Associação Americana de Psiquiatria, usados para definir o diagnóstico de transtornos mentais, visará a entender o que caracteriza um indivíduo como dependente de jogos eletrônicos. Após a aplicação do questionário, foi feita uma entrevista com os jovens identificados no questionário como os que têm tendência à dependência de jogos eletrônicos para entender os motivos pelos quais os jogos são tão presentes na vida desses indivíduos. Por meio dos dois instrumentos, este estudo se interessou em responder à seguinte questão de pesquisa: jogos eletrônicos causam inibição social e isolamento entre os jovens?


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