Área: Ciências Humanas
Subárea: Educação
Estado: Paraná
Cidade: Curitiba
Escola: Colégio SESI CIC
Resumo: Diante da segregação dos cegos em sala de aula relacionado ao estudo de exatas, mais especificamente a geometria, surge a necessidade de criar estratégias nas aulas de matemática, tendo como base sua importância e a inclusão daqueles que não enxergam. Com o uso de recursos que unam, não excluam, teremos um melhor convívio e avanços na educação, visto que muitas escolas apresentam ausência de estrutura para tratar da singularidade de cada aluno. A partir disso, o projeto buscou desenvolver um recurso educacional, que exclua ao máximo as restrições do ensino da matemática, buscando efetivar a verdadeira inclusão. O kit educacional desenvolvido para suprir essa problemática foi construído em madeira MDF e filamento PLA e tem como foco a geometria, com formas geométricas palpáveis, para que o tato as analise e envie estímulos ao cérebro. O kit contém QR code, que encaminha para a audiodescrição da figura tendo melhor compreensão por parte dos portadores de deficiência visual, criando assim o conceito da forma explorada, ademais, conta com um recurso ligado a inteligência artificial que a partir de um toque em um botão e um comando de voz, traz respostas imediatas da forma desejada. A geometria é um campo muito amplo da matemática, pois conta com vertentes planas e espaciais. Como é possível observar dificuldade dos alunos em compreender ambas, o kit envolverá o estudo das duas. Além disso, utiliza recursos da educação 4.0 que busca melhorar aprendizagem através da tecnologia.