 
                                  
                              Área: Ciências Humanas
                              Subárea: Educação
                              Estado: Amazonas
                              Cidade: Manaus
                              Escola: Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia do Amazonas - Campus Manaus-Centro
                            
Resumo: O presente artigo propõe a utilização de um aplicativo como recurso didático extra a comunidade acadêmica no que se refere ao estudo da Química, de modo que realiza-se a junção da tecnologia e de conhecimento sobre segurança no laboratório, visando diminuir as possíveis dificuldades na compreensão do ensino tanto teórico quanto prático para os que acessam a área, possibilitando uma aprendizagem mais rápida, pratica e dinâmica. O processo metodológico baseou-se no desenvolvimento do software em relação as substâncias químicas contidas no laboratório do IFAM-CMC, de forma que as informações tiveram como referência as FISPQ (Ficha de Informação de Segurança dos Produtos Químicos) e em estudos in loco. Como resultado, obteve-se o IFQuimical que demonstra os métodos de manuseio de cada substância, disponibilizando ferramentas como QR Code que permite a leitura das informações armazenadas e estabelece padrões para a aplicação de texto em leitura de voz alta. Por fim, o intuito do projeto é aprimorar os recursos no Campus IFAM-CMC, promovendo um ensino mais satisfatório aos discentes aliado as prevenções ao manusear determinados produtos químicos, sendo estes impulsionados através da tecnologia e aplicativos que são as ferramentas atrativas para a nova era digital.
 
                                