Área: Ciências Sociais Aplicadas
Subárea: Serviço Social
Estado: São Paulo
Cidade: São Paulo
Escola: Escola Nova Lourenço Castanho

Resumo: Esta pesquisa consiste na elaboração do Índice de Violência Escolar (IVE) das escolas estaduais da cidade de São Paulo. Os dados utilizados neste indicador foram fornecidos pela Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, pela Lei de Acesso à Informação. Esses são números oficiais dos casos registrados como atos de violência nas escolas pertencentes às treze Diretorias de Ensino da cidade, de 2016 a 2019. O IVE tem por objetivo potencializar o ROE e contribuir para uma possível reorientação de políticas públicas na educação. Para a formulação do IVE, utilizamos como metodologia a média aritmética ponderada no tratamento de suas variáveis. Quanto aos resultados, os dados do IVE revelaram uma constante oscilação no índice das diretorias de ensino e um possível aumento do mesmo, visto que o número de diretorias na faixa de muito baixa violência escolar diminuiu no decorrer dos anos estudados. Porém, ao levarmos em conta uma cidade com a dimensão de São Paulo, com diversos problemas sociais, não se faz coerente uma análise geral e homogênea de um problema complexo como a violência escolar. Logo, foi necessário elaborar uma análise crítica dos dados das diretorias, levando em conta questões externas à escola. Por meio dessas análises, podemos concluir que as variações no IVE das diretorias estão diretamente relacionadas a fatores sociais que resultam no fenômeno da violência escolar e, as escolas públicas estão muito vulneráveis a tais fatores. Nesse sentido, o acompanhamento sistemático do problema, com base neste índice, pode contribuir para o enfrentamento da violência escolar.


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