Área: Ciências Humanas
Subárea: Educação
Estado: Paraná
Cidade: Londrina
Escola: Colégio Interativa

Resumo: Por ser uma potência regional, o Brasil se tornou o principal destino de imigrantes haitianos após o terremoto de 2010. O número de haitianos no Brasil aumentou 112 vezes em seis anos, o que caracteriza o maior fenômeno migratório da década no país. Ao chegarem ao Brasil, haitianos se deparam com uma realidade diferente da imaginada: oportunidades de emprego são limitadas, e o emprego encontrado frequentemente não se relaciona à sua formação. O acesso desses imigrantes à educação pode ser precário ou não garantido. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa é mapear as condições de escolarização de haitianos no Brasil. Na Fase II, isso é feito através da análise da relação idade-série e mapeamento da trajetória escolar de alunos haitianos cuja defasagem idade-série é de três ou mais anos. Para isso, é utilizado o Censo Escolar, que fornece microdados relacionados às matrículas na educação básica. São utilizadas, além das variáveis idade e etapa de ensino, outras 20 variáveis do Censo Escolar. Os resultados da Fase II da pesquisa, ainda parciais, evidenciam condições precárias de acesso e permanência na escola, além de apontarem diferenças significativas entre o acesso à educação de acordo com o sexo. Quanto à defasagem idade-série, 8,97% dos alunos possuem uma defasagem de três ou mais anos, caracterizando exclusão dentro do ambiente escolar. Tais resultados apontam condições de acesso à escola e de permanência na educação básica brasileira que necessitam de maior atenção pública e governamental.


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