Área: Ciências Humanas
Subárea: Sociologia
Estado: Paraíba
Cidade: Campina Grande
Escola: ESCOLA SESI - UNIDADE PRATA

Resumo: Percebe -se no dia a dia escolar que muitos estudantes não refletem quando praticam ou quando sofrem algum tipo de violência relacionado ao gênero, principalmente quando se referem a violências sofridas por mulheres. A desinformação e o machismo tão evidentes na sociedade levam muitos estudantes (meninas) a lidarem com situações constrangedoras, por serem mulheres. O objetivo da pesquisa, a princípio foi investigar as concepções prévias dos estudantes sobre Violência contra mulheres, de uma turma de 1ª Série do Ensino Médio em uma escola de ensino básico do município de Campina Grande- PB. Inicialmente, realizou-se pesquisas bibliográficas as quais nos mostraram que mesmo sendo um assunto bastante abordado hoje em dia, os casos de violência contra a mulher continuam aumentando. Dando continuidade, aplicou-se um questionário estruturado, que buscou entender a visão dos alunos sobre o tema. Dispomos nos questionários algumas situações que envolvem violência e os estudantes responderam de acordo com o que faria diante da situação. Este método nos possibilitou um panorama sobre a concepção dos alunos de ambos sexos, nos mostrou principalmente falta de conhecimento dos alunos sobre violências contra mulheres. Os resultados foram analisados segundo a técnica de análise do conteúdo de BARDIN (2006). As respostas foram categorizadas e em seguida discutidas à luz do referencial teórico. A violência é um reflexo sociocultural, que precisa ser superado pelo sistema de ensino ao estabelecer uma cultura voltada para a igualdade de gênero, dignidade humana e exercício da cidadania.


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