Graduando em Biomedicina pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). No ano de 2015, participou do Programa de Pré-Iniciação Científica do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQ-USP). Entre 2016 e 2017, atuou no laboratório de Genética Humana do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP), além de se tornar mentorado do Programa de Iniciação Científica: Decola Beta (PICDB).
Apresentou sua pesquisa e foi premiado nas principais feiras de ciências a nível pré-universitário do Brasil: Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) e Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (MOSTRATEC).
Atualmente é bolsista em Iniciação Científica pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) no Laboratory Of Embryonic Metabolism and Epigenetics (LEME) da Universidade Federal do ABC (UFABC). Ainda mais, é membro da Associação Brasileira de Incentivo à Ciência (ABRIC), onde atua como coordenador regional de São Paulo.
João Vitor acredita que a educação associada a ciência é uma potente ferramenta de transformação social. Por conta disso, pretende seguir a carreira acadêmica em Embriologia, com o objetivo de se tornar um renomado cientista e uma importante voz defensora do impacto da Ciência na realidade dos jovens estudantes brasileiros.