No Colégio Pedro II (CP2), Constanza teve maior contato com a matemática através de olimpíadas científicas. Em 2015 e 2016, conquistou as medalhas de bronze e ouro, respectivamente, na Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras. Ainda em 2016, foi bolsista do “Programa Jovens Talentos” da FAPERJ e fez estágio na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), onde trabalhou no desenvolvimento de modelos computacionais que auxiliassem o ensino de Física na escola. Em 2017, fez outra Iniciação Científica, otimizando um sensor de captação de informações do ambiente para monitorar condições estáveis de crescimento de uma plantação de hidropônicas da escola.

Em 2018, participou do programa de verão “Escola Avançada de Engenharia Mecatrônica” da PoliUSP, onde construiu seu primeiro robô e consolidou seu entusiasmo por fazer tecnologia. Devido ao seu envolvimento em diversos projetos científicos, a jovem foi contemplada com a bolsa integral do programa ISSI, em 2019, onde fez pesquisa na área de física atômica em Israel.

Constanza ressalta que sua jornada científica se deu de forma gradual e com muito esforço. Ela planeja continuar na pesquisa até encontrar sua área de maior foco. Até lá, quer transformar suas experiências em conhecimento e aprendizado para estudantes cientistas através da educação.